“Maria, queremos confiar-te o futuro que nos espera. A humanidade pode fazer deste mundo um jardim, ou reduzi-lo a um monte de escombros”. Papa Francisco.

Estimados irmãos e irmãs,

Mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas pelo furacão devastador que passou pelo Haiti no dia 04 de Outubro de 2016. De acordo com os levantamentos feitos pela Cáritas Haiti, o número de mortos alcança mais de 1.000 pessoas e cerca de 15,5 mil pessoas foram retiradas de suas casas.

O furacão Matthew deixou rastros de devastação total no Sul do Haiti, país mais pobre das Américas, e agravou as conseqüências do terremoto de janeiro de 2010, o maior da história do Haiti. Em sintonia com os apelos do Santo Padre, frente ao sofrimento de milhões de famílias haitianas atingidas pelo forte furacão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançam a Campanha de Solidariedade ao Haiti – SOS Haiti Furacão.

Os recursos arrecadados serão destinados para ações de urgência (água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene, lonas e tendas), será dada prioridade a pessoas em abrigos improvisados, mulheres grávidas, crianças e adultos com deficiência física. Com este apoio queremos também ajudar na reconstrução de casas, escolas e outras estruturas que busquem melhorar as condições de vida da população.

Conclamamos as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para realização de uma grande corrente de oração e coleta de solidariedade, em favor do Haiti, fazendo memória de tantas mães, pais e filhos falecidos nesta tragédia. As ajudas financeiras podem ser depositadas nas seguintes contas, a cargo da Cáritas Brasileira.

Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta Corrente: 33.781-1

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041 Operação: 003
Conta Corrente: 3943-9

Que o Deus de ternura e de bondade derrame suas bençãos sobre cada pessoa e sobre as famílias pela colaboração e gesto amoroso em favor das famílias haitianas.

Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília